Compartilhe esse blog com seus amigos

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Pré-adolescentes na EBD - 1º Trimestre

PROGRAMAÇÃO DE 2012 PARA O DEPIN SETOR VIII

Professores da classe de pré-adolescentes na Escola Bíblica Dominical,


Estou postando os materiais de apoios das aulas que temos disponíveis, até o momento, no blog. Faltam algumas lições que iremos publicar na semana da aula.

  Coordenadoras, professoras e criançada, fiquem atentas a nossa programação!

Você acha importante ensinar versículos bíblicos em cada aula ou culto?

LIÇÃO 4

O homem máquina perfeita.(em breve)

LIÇÃO 9

A multiplicação da ciência.(em breve)

LIÇÃO 10

A destruição do meio ambiente.(em breve)

Pré-adolescentes

LIÇÃO 1: A Bíblia descobre a Ciência.


Material d apoio a classe de Pré-adolescentes na EBD.
Texto Bíblico: 2 Timóteo 3:12-17
12 Todos os que querem viver a vida cristã unidos com Cristo Jesus serão perseguidos.
13 Porém as pessoas más e fingidas irão de mal a pior, enganando e sendo enganadas.
14 Quanto a você, continue firme nas verdades que aprendeu e em que creu de todo o coração. Você sabe quem foram os seus mestres na fé cristã.
15 E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus.
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.
17 E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações.

Objetivos:
  • Expressar confiança na Bíblia como a verdade de Deus para toda a humanidade;
  • Perceber que a Bíblia e a ciência não são incompatíveis. As divergências existentes são provocadas por cientistas que não querem crer em Deus.
Versículo visualizado:
Palavra do dia:
Lembrancinhas:
Cartões: Atividade: refletir responder: Por que eu creu na Bíblia?
Formação: Semi-círculo.

Entregue um cartão par cada aluno, solicitando que escrevam as suas respostas para a pergunta da atividade no interior dos cartões. Em seguida pedir que cada aluno socialize suas respostas para o grupo e colar a bíblia no grande cartaz.
O cartaz feito para colar os pequenos cartões deve ficar na sala durante todo o trimestre, pois esta atividade deve ser retomada no final do trimestre para verificar o grau de aprendizagem obtido pelos alunos.

VOCÊ SABIA? (P.10)
As referências a seguir apresentam descobertas científicas antecipadas pela bíblia:
  • A redondeza da terra (Isaías 40.22);
  • A quase infinita extensão do universo (Isaías 55:9.)
  • A lei de conservação de massa e energia (2 Pedro3:7)
  • O ciclo hidrológico (Eclesiastes 1:7)
  • O vasto número de estrelas (Jeremias 33:22).
  • A suma importância do sangue para a vida (Levítico 17:11)

BOA AULA!!!!

 

LIÇÃO 2: O Universo criado por Deus.

MATERIAL DE APOIO A CLASSE DE PRÉ-ADOLESCENTE DA EBD.

Texto Bíblico: Genesis 1:1,3-4,14-18
1 No começo Deus criou os céus e a terra.
2 A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água.
3 Então Deus disse: —Que haja luz! E a luz começou a existir.
4 Deus viu que a luz era boa e a separou da escuridão.
14 Então Deus disse: —Que haja luzes no céu para separarem o dia da noite e para marcarem os dias, os anos e as estações!
15 Essas luzes brilharão no céu para iluminar a terra. E assim aconteceu.
16 Deus fez as duas grandes luzes: a maior para governar o dia e a menor para governar a noite. E fez também as estrelas.
17 Deus pôs essas luzes no céu para iluminarem a terra,
18 para governarem o dia e a noite e para separarem a luz da escuridão. E Deus viu que o que havia feito era bom.

Salmos 19:1-2
1 Salmo de Davi. Ao regente do coro. O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram.
2 Cada dia fala dessa glória ao dia seguinte, e cada noite repete isso à outra noite.

Objetivos:
  • Diferenciar o criacionismo da teoria do Big Bang;
  • Identificar que a ordem e a complexidade do universo revelam a existência de um Criador.
Palavra do dia:
Lembrancinha:

Quando paramos para pensar no Deus Todo-Poderoso, a quem amamos e...



Texto Bíblico: Gênesis 1.1,3-4,14-18; Salmos 19.1-2

Quando paramos para pensar no Deus Todo-Poderoso, a quem amamos e servimos, em Jesus Cristo, nosso terno Salvador, sentimos que o Espírito Santo transborda o nosso coração de alegria, prazer e agradecimento pelo fato de sermos chamados filhos herdeiros de Deus (Rm 8.17). Este é um privilégio muito grande, pois o Deus a quem servimos é maravilhoso em suas obras; magnífico, excelente.

O apóstolo Paulo enfatiza a grandeza de Deus quando exclama: “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus!”(Rm 11.33). E continua interrogando quem ensinou ao Senhor a fazer isso ou aquilo? Ele assim se expressou não com o propósito de encontrar outro que se iguale a Deus, porque isso é impossível, mas justamente, para engrandecer ao Senhor e mostrar que não há outro igual a Ele.

A criação, os sinais e milagres operados por Deus são evidências claras do seu poder. Todo o Universo, os astros e a natureza manifestam a sua glória.
O Deus que tudo criou prometeu estar conosco todos os dias, por isso, não precisamos temer. Confie, pois Ele é fiel.( Texto extraído da Revista do Maternal – Mestre1/2, Rio de Janeiro: CPAD).

Lição 03: A terra Criada por Deus

Texto Bíblico: Gênesis 1: 9-11
Gênesis 20
Gênesis 24
Gênesis 2:1-4

Objetivos:

  • Reconhecer a terra como um lugar especial criado por Deus para hospedar os seres humanos.
  • Relatar a história da criação de acordo com a sucessão dos fatos.

Enfoque Bíblico:


A Palavra é:

Lembrancinhas:

Boa aula!
 

Lição 5: Adão - A imagem de Deus.

MATERIAL DE APOIO A REVISTA DE PRÉ ADOLESCENTES NA EBD.
Desculpem não ter postado as duas lições anteriores
Texto Bíblico: Gênesis 1:26,27;
26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 2:18;
18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.
Romanos 8:29.
29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;
Objetivos:
  • Explicar o significado da criação do homem à imagem e conforme semelhança de Deus.
  • Definir propósitos divinos na criação do homem e da mulher.
Versículo visualizado:
Palavara do dia: Lembrancinhas:


Dinâmica sugerida na revista pg 33:

Dinâmica do espelho:

Proponha a elaboração de uma lista sobre o tema QUAL É A IMAGEM DE DEUS? Os alunos irão dizer palavras que definam a imagem de Deus para eles (amor, justiça...).

Depois da lista pronta, organize os alunos em círculo sentados ou em pé. o professor irá mostrar a caixa aos alunos (dentro da caixa fixar um espelho ao fundo). Inicialmente, perguntará o que eles imaginam que haja dentro da caixa levantando uma série de hipóteses. Mesmo que algum aluno acerte o professor não deverá confirmar, pois esta etapa serve para despertar a curiosidade.
Em seguida dizer aos alunos que esta caixa será passada por todo o c´rculo para que cada um conheça QUAL A IMAGEM DE DEUS. É importante orientar que não façam nenhum comentário sem que todos tenham vista a caixa. 9Quando os alunos abrirem a caixa verão a sua imagem refletida no espelho).
Ao final, o professor deverá propor que os alunos observem a lista elaborada no início da dinâmica e pensem sobre as carcterísticas que precisam ser refletidas através de suas vidas. pode ser aberto para discussões e comentários.


BOA AULA!!!!

LIÇÃO 06: A benção dos alimentos.

MATERIAL DE APOIO A CLASSE DE PRÉ-ADOLESCENTES NA EBD
Textos Bíblicos: Gênesis 1:29-30;
29 Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.
30 E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi.

Gênesis 9:3.
3 Tudo quanto se move e vive vos servirá de mantimento, bem como a erva verde; tudo vos tenho dado.

Ezequiel 34:31
31 Vós, ovelhas minhas, ovelhas do meu pasto, sois homens, e eu sou o vosso Deus, diz o Senhor Deus.

Salmos 104:13-14.
13 Da tua alta morada regas os montes; a terra se farta do fruto das tuas obras.
14 Fazes crescer erva para os animais, e a verdura para uso do homem, de sorte que da terra tire o alimento,

Objetivos:
  • Identificar a importância dos alimentos criados por Deus para uma alimentação saudável.
  • Ter consciência de que devemos cuidar do nosso corpo pois ele é o templo do Espírito Santo de Deus.
Versículo visualizado:
Palavra do dia:
Lembrancinhas:
Boa aula!

Lição 07: Doença tô fora!

MATERIAL DE APOIO A CLASSE DE PRÉ ADOLESCENTES NA EBD
Texto Bíblico: Mateus 8:2-4
2 E eis que veio um leproso e o adorava, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.
3 Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua lepra.
4 Disse-lhe então Jesus: Olha, não contes isto a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho.

Mateus 15:30-31
30 E vieram a ele grandes multidões, trazendo consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e outros muitos, e lhos puseram aos pés; e ele os curou;
31 de modo que a multidão se admirou, vendo mudos a falar, aleijados a ficar sãos, coxos a andar, cegos a ver; e glorificaram ao Deus de Israel.

Objetivos:
  • Definir a visão bíblica em relação às doenças e à cura divina;
  • Relacionar os avanços da medicina com a vontade e a permissão de Deus.
Versículo visualizado:
Palavra do dia:
Lembrancinhas:Ao mestre com carinho p. 47.

A escola dominical é usada por deus como canal de cura para os homens. Muitos alunos têm recebido a cura física para eles mesmos e também para seus familiares, além de amigos, através das orações feitas pelo povo de Deus.
Para além da cura física a Escola Dominical produz, pelo poder do Senhor, a cura da alma, dando saúde e vigor para os crentes em Cristo Jesus.
E para que você professor, seja canal da operação de Deus, é preciso que tenha algumas características fundamentais:
  • A vida espiritual: comunhão com Deus, consagração, cumprimento da Palavra, oração, discipulado.
  • Estudo da Bíblia: Conhecimento e autoridade no ensino.
  • Amor aos alunos: discipulado, incentivo, envolvimento e cooperação.
  • Personalidade atraente: amor, entusiasmo, eficiência, dedicação, maturidade ...
  • Qualidades pedagógicas: Conhecimento do QUE vai ensinar e COMO vai ensinar. Estar sempre pronto para o progresso e para inovações.
E ai? Como você está como professor?

Boa aula!

Lição 08: Quem é esse aí?

Texto Bíblico: Salmos 139:1-24
1 Senhor, tu me sondas, e me conheces.
2 Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
3 Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos.
4 Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces.
5 Tu me cercaste em volta, e puseste sobre mim a tua mão.
6 Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir.
7 Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença?
8 Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também.
9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
10 ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
11 Se eu disser: Ocultem-me as trevas; torne-se em noite a luz que me circunda;
12 nem ainda as trevas são escuras para ti, mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.
13 Pois tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe.
14 Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e esmeradamente tecido nas profundezas da terra.
16 Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles.
17 E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles!
18 Se eu os contasse, seriam mais numerosos do que a areia; quando acordo ainda estou contigo.
19 Oxalá que matasses o perverso, ó Deus, e que os homens sanguinários se apartassem de mim,
20 homens que se rebelam contra ti, e contra ti se levantam para o mal.
21 Não odeio eu, ó Senhor, aqueles que te odeiam? e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti?
22 Odeio-os com ódio completo; tenho-os por inimigos.
23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos;
24 vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno.

Objetivos:

  • Relacionar a clonagem humana com questões referentes a ética moral e bíblica.
  • Apontar a Palavra de Deus como única regra de fé e prática.
Enfoque Bíblico:

A palavra é...

Lembrancinhas:

Boa aula!
MATERIAL DE APOIO A CLASSE DE PRÉ-ADOLESCENTES NA EBD

LIÇÃO 11

O fim do mundo?
"Caro professor,
nesta lição serão abordadas questões que causam muitos conflitos e temores na mente dos pré-adolescentes. Portanto, é fundamental utilizar-se do embasamento bíblico para esclarecer e confortar os corações atemorizados dos alunos.
Na lição passada foi tratada especificamente de apenas um dos pontos que contribuem para acontecimento de catástrofes naturais, a própria ação do homem sobre a natureza.
Contudo, pela perspectiva bíblica entendemos que estas questões vão muito além do que o homem imagina e refere-se ao cumprimento da Palavra de Deus e a convocação para o mundo se voltar para Cristo.
Então, desejamos ardentemente que nesta aula você seja usado por Deus para ajudar os alunos a esclarecerem dúvidas, eliminarem seus medos e acima de tudo, decidirem por conduzir suas vidas rumo ao céu," (Ao mestre com carinho p. 77)


Texto Bíblico: Lucas 21:11
11 e haverá em vários lugares grandes terremotos, e pestes e fomes; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.

Lucas 21: 25-28
25 E haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas.
26 os homens desfalecerão de terror, e pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto os poderes do céu serão abalados.
27 Então verão vir o Filho do homem em uma nuvem, com poder e grande glória.
28 Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, exultai e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima.

Mateus 24:13
13 Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.

Jeremias 4:24-26
24 Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros estremeciam.
25 Observei e eis que não havia homem algum, e todas as aves do céu tinham fugido.
26 Vi também que a terra fértil era um deserto, e todas as suas cidades estavam derrubadas diante do Senhor, diante do furor da sua ira.

Objetivos da lição:
  • Descrever o acentuado crescimento de catástrofes naturais ocorridas no mundo nas últimas décadas;
  • Apontar maneiras para se posicionar como cristãos diante destas situações calamitosas.
Versículo para Memorizar:Palavra do dia:
Cartões pra lembrancinhas:
Boa aula!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário